A Incrível Arte dos Animes dos Anos 90

Você já parou para pensar o quão incrível é a arte dos animes dos anos 90? A real é que essa foi uma época incrível para animes, com certeza! Mas saibam que os animes são bem mais antigos do que isso!

Já nos anos 60, Astro Boy foi o primeiro a se tornar um fenômeno global, influenciando o mundo inteiro e se tornando a obra mais famosa do pai do mangá, Osamu Tezuka.

E então, atravessamos os anos 80, uma era marcada por obras incríveis como Akira e Nausicaa. Nos anos 90, surgiram ícones como Yu Yu Hakusho, Berserk, Evangelion e Dragon Ball Z, até chegarmos aos fenômenos atuais como Jujutsu Kaisen, Demon Slayer e Chainsaw Man.


Percebe como a arte desses animes foram evoluindo com o passar do tempo? E se tem uma década que realmente me chama atenção quando se trata de arte, são os anos 90!

A Evolução das Cores na Arte dos Animes

Quando falamos da evolução em paletas de cores, vemos que nos anos 60, em clássicos como Astro Boy e Dororo, nem cores havia, indo um pouco mais a frente, em 67, vemos Speed Racer, que possuía cores mais apagadas, digamos assim, mas que já era colorido.

Chegando nos anos 80, vemos visuais mais detalhados e cores mais vibrantes, como por exemplo em Dragon Ball, de 1986, esse anime que tanto gostamos!


Passando para os anos 90, vemos aqui uma evolução, embora as cores vivas continuassem populares, começaram a surgir tonalidades mais sombrias. Isso aconteceu devido à introdução de animes com temas mais profundos e adultos, como o clássico Perfect Blue.


Hoje em dia, vemos que as cores atingiram um outro patamar, como vemos em No Game No Life, que utiliza uma paleta de cores bem vibrante que acredito que só seja possível com as tecnologias atuais.
                                      
Saibam que antigamente, havia limitações da época. Eles não tinham acesso a extensa opções de tons de cores que o modelo digital traz hoje em dia.

A Arte dos Animes Antigos: Feita à Mão

Para quem não sabe, os animes antigos eram feitos em um método chamado animação celuloide, e esse nome se dá devido às folhas transparentes de acetato de celulose, conhecidas como cel, que eram usadas para desenhar e pintar as imagens. Era tudo feito à mão, que loucura né?!


Os artistas desenhavam cada cena e personagem em papel. Esses desenhos são então transferidos para os cels. Na parte da frente eram feitas as linhas de contorno usando tinta preta, e no verso, era tudo pintado à mão.

As movimentações dos personagens eram feitas em cels separados e inseridos numa camada de fundo, representando o ambiente, seja uma rua ou uma sala, por exemplo.

Por fim, cada cel é colocado sobre o fundo e fotografado, representando um frame da animação.

É um processo complicado esse, né? E como tudo nessa vida, as coisas evoluem para se tornarem mais práticas, e na produção de animes, não foi diferente, já no final dos anos 90 e início dos anos 2000 começou a ser introduzido aos poucos a animação digital.

A Evolução do Estilo de Arte nos Animes

E não é só nas cores, o estilo de arte também evoluiu bastante nos animes. Eu até achei essa imagem no Reddit que mostra muito bem isso. Ela faz uma representação de uma personagem, seguindo o estilo predominante de cada época.


Observe que os formatos dos olhos, nariz, boca, cabelo, praticamente tudo foi mudando com o passar do tempo.

Por Que as Pessoas Apreciam os Animes Antigos?

Mas o que leva as pessoas a apreciarem tanto os animes antigos? Sua estética e tudo mais…

Algo que não dá para negar é a nostalgia, estamos falando da memória de infância de várias pessoas que cresceram assistindo a animes dessa época. Então, sempre fica aquela conexão por algo que fez parte de nossa infância, né?

Mas não é só isso, muita gente diz que a estética única e artesanal dos animes antigos, por serem feitos à mão, dão a eles uma característica a mais, algo muito apreciado pelas pessoas.

E claro, o estilo de design e paleta de cores utilizadas, faz com que muita gente hoje em dia, ainda prefira os animes antigos, especialmente os dos anos 80 e 90.

Há até uma página no X chamado 90’s anime, que mostra como os fãs adoram essa estética, é bem relaxante e marcante. E vejam só, apenas postando imagens e gifs a conta já atingiu mais de 200 mil seguidores… Realmente, não podemos nos esquecer dos animes clássicos!
CANAL DO YOUTUBE
FILMES E SÉRIES
Painel de Filmes e Séries - Gears Painel de Filmes e Séries - John Wick Painel de Filmes e Séries - The Witcher Painel de Filmes e Séries - None
CURIOSIDADES
ANÁLISES