Resident Evil é uma franquia de games muito famosa, desenvolvida e publicada pela Capcom, possuindo vários jogos no decorrer dos anos.
A franquia conquistou fãs de várias gerações, desde os mais antigos, que jogaram os três primeiros na época do Playstation 1, até pessoas que conheceram a série mais tarde, já que uma grande parcela começou a ter contato com os jogos pelo Resident Evil 4, que foi um sucesso absoluto na época.Vamos agora para as curiosidades:
1. A franquia é conhecida como Biohazard no Japão
O nome original do jogo no Japão é Biohazard, porém ao tentar trazer o jogo para o Ocidente, Shinji Mikami e sua equipe descobriram que teriam que mudar o nome, já que havia uma banda de heavy-metal entitulada assim.
Até hoje a franquia é conhecida como Biohazard no Japão.
2. Foi inspirado em Sweet Home
Para quem não sabe, Sweet Home é um jogo produzido pela Capcom, lançado para o NES, baseado no filme japonês do mesmo nome, em que um grupo de produtores de cinema visitam uma mansão em busca de peças de arte raras, só que essa mansão é sobrenatural. No jogo o jogador deve explorar a mansão, manter o grupo vivo, achar recursos e organizar os itens.
A Capcom pegou elementos como exploração, resolução de enigmas e a ambientação, já vistos em Sweet Home, para criar Resident Evil.
3. Resident Evil vendeu mais de 100 milhões de cópia no mundo inteiro
Não dá pra negar que os jogos da franquia Resident Evil são um sucesso absoluto, os números não mentem, mais de 100 milhões de cópias já foram vendidas globalmente desde o lançamento do primeiro título, em 1996.
Esse é um feito impressionante!
Abaixo é possível ver as vendas de cada título da franquia até 30 de junho de 2021.
4. Resident Evil 4 é o jogo da franquia com mais versões para consoles
Resident Evil 4 foi um enorme sucesso, ele foi lançado em 2005 originalmente apenas para o Game Cube, porém 9 meses depois acabou sendo lançado também para o Playstation 2 e não parou por aí, o jogo acabou recebendo versões para várias plataforma devido ao enorme sucesso.
Resident Evil 4 tem versões para Game Cube, Playstation 2, Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Wii, PC, Nintendo Switch, Mobile e até Zeebo!
5. Microsoft perdeu a chance de ter Resident Evil 4 no Xbox clássico
Na época o Shinji Mikami estava insatisfeito com a Sony e estava procurando alguma das grandes marcas de videogame para lançar seu novo jogo, sendo que as opções eram a Nintendo ou a Microsoft.
A Microsoft enviou o seu time do Japão para conversar com Mikami que até então estava desconfiado, já que o Xbox nem tinha sido lançado ainda, então ele fez uma pergunta sobre a visão da Microsoft:
"Qual a sua filosofia? Sony diz que jogos são entretenimento, algo maior, repleto de emoção. Nintendo diz que jogos são brinquedos, criados pelo lendário Shigeru Miyamoto, talvez o maior desenvolvedor de jogos de todos os tempos. Qual a sua visão?"
A resposta da Microsoft não agradou Mikami, que logo em seguida acabou assinando um contrato de exclusividade com a Nintendo.
6. Resident Evil 5 foi o game da série de maior sucesso a ter modo cooperativo
Resident Evil 5 foi um jogo polêmico, já que o título acabou se distanciando do famoso terror presentes nos outros games, algo que já tinha começado aos poucos com o Resident Evil 4, porém esse ainda mantia muito do aspecto de terror dos clássicos, já o quinto jogo da franquia na realidade pode ser considerado um jogo de ação, de fato.
Entre uma das novidades de Resident Evil 5 foi a possibilidade de jogar em cooperativo com um amigo a campanha toda.
O jogo vendeu muito bem, sendo mais um dos maiores sucessos da Capcom.
Outro jogos da franquia tiveram modo cooperativo antes do quinto título, foram os games Outbreak e o The Umbrella Chronicles, porém nenhum desses foram tão expressivos quanto Resident Evil 5.
7. Devil May Cry nasceu de versão cancelada de Resident Evil 4
Hideki Kamiya, hoje um dos fundadores da PlatinumGames, na época era funcionário da Capcom e estava envolvido na produção de um Resident Evil mais descolado, com mais ação e bem frenético.
O protagonista seria Tony, que teria força e inteligência acima da média, devido a biotecnologia.
O jogo teria referências à Umbrella, empresa fictícia famosa entre os fãs de Resident Evil, porém o game estava se distanciando muito da proposta original da franquia e acabou sendo retirada todas as referências a Resident Evil, nascendo assim um título totalmente novo, Devil May Cry, franquia de grande sucesso da Capcom.
8. Resident Evil Village foi o jogo mais zerado de 2021
Segundo o site de estatística de games, HowLongToBeat, famoso por registrar informações de duração de jogos, quantas pessoas terminaram e a plataforma jogada, Resident Evil Village foi o jogo mais zerado de 2021.
Em segundo lugar ficou Metroid: Dread, que também foi muito zerado mas não superando a marca do tão famoso Resident Evil.
Isso mostra o quanto a franquia é popular e como os seus jogos fazem sucesso.